Como fazer uma alimentação pós treino
Bruno Fagundes- Nutricionista do Esporte
Qual a importância da alimentação pós treino?
A alimentação pós-treino é importante pensando na recuperação do corpo após o exercício físico intenso, e quando temos 2 sessões de treino muito próximas uma da outra, sendo necessário uma recuperação rápida e efetiva para se ter uma boa performance nos dois treinos.
Quais nutrientes devem ser priorizados na alimentação pós treino?
Os principais nutrientes a serem consumidos são os carboidratos, principalmente após exercícios de longa duração e alta intensidade, como a natação, e as proteínas, principalmente após exercícios resistidos, como musculação e treinamento funcional. A refeição pós treino deve ser realizada imediatamente após o treino? De maneira geral, não é interessante esperar muitas horas (3 ou mais) para se alimentar após o treino, mas também não é necessário ser imediatamente após sair da piscina ou academia. É importante se alimentar rapidamente (antes de uma hora) após o treino, caso tenham sessões muito próximas uma da outra, principalmente se tratando de treinos intensos e/ou longos.
Quais alimentos são melhores, pensando em uma refeição pós treino?
● A refeição ideal depende muito do contexto individual de cada esporte e de cada atleta, mas é interessante fazer uma refeição rica em carboidratos e proteínas, para dar ao corpo os nutrientes que ele gastou durante o treino. Pode ser tanto uma refeição comum como arroz, feijão, carne e legumes/salada, ou mesmo algum lanche mais reforçado, como um pão com frango desfiado ou ovos mexidos e uma fruta.
● Pensando que terão 2 sessões de treino muito próximas entre si, é interessante inserir carboidratos de rápida absorção nesses casos, como frutas, mel, geleia, doce de leite, sucos naturais, dentre outros, pensando na recuperação rápida do estoque de glicogênio gasto no primeiro treino.
● Outra forma de ter uma absorção e assimilação de carboidratos mais rápida é usando uma refeição líquida/pastosa, como suplemento de carboidratos (maltodextrina), ou até mesmo fazer uma vitamina, essa é uma estratégia interessante para fazer uma refeição quando não se sente muito apetite também.
Para qualquer dúvida pode entrar em contato pelo whatsapp 41 92000-4185
NUTRICIONISTA (CRN 08/15984) - Graduado pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e Pós-graduando em nutrição comportamental. Realiza acompanhamento nutricional de indivíduos que buscam emagrecimento, hipertrofia ou recomposição corporal, além de esportistas ou atletas que buscam a melhora de rendimento e performance. Trabalha com dietas 100% individualizadas, que atendem às rotinas, necessidades e gostos específicos de cada pessoa.