@psicologodoesporte.paulopenha
Motivação é a base de tudo. Para o técnico desenvolver o melhor em seus atletas, ele poderá dar um bom feedback após o treino, estimular um clima de empoderamento, gerar tarefas que promovam a autonomia dos atletas. A motivação intrínseca basicamente está associada a cada indivíduo, sendo melhor controlada, por ser autônoma. Já a motivação extrínseca possui variáveis internas e externas, como por exemplo os apoios sociais, que também são necessários.
Elevar o clima motivacional é valorizar a aprendizagem, reconhecer o esforço, lembrar que o erro faz parte da aprendizagem. Também se deve apoiar a autonomia do atleta, oferecendo-lhe a oportunidade de se autogerir, inclusive entendendo o processo tático e técnico.
É preciso estar atento ao apoio social que ocorre no âmbito da vida íntima do atleta e seus problemas. Devemos eliminar a motivação controladora e destacar a motivação autônoma. Se o apoio pela autonomia for alto, haverá menos possibilidade de Burnout e desistências precoces no esporte. Para se ter motivação realista é preciso ter aptidão, boas relações, autonomia e competência.
Competência é o equilíbrio entre conseguir fazer uma tarefa e lidar com seu próprio ego, que quando está alto pode baixar a motivação. Deve-se ter cuidado especial nesse aspecto, pois não se pode querer ser melhor que os outros, mas tem que querer melhorar sempre, pois o esforço tem grande relevância: “Tem que querer fazer o seu melhor e não em ser o melhor”, assim, evita-se a frustração, a desmotivação, e até o aumento da irritabilidade.
Manter o foco em sua maestria, isso sim, mantém uma boa motivação. A autoestima com maior vitalidade e mais diversão, será igual a: Motivação no Esporte.
Estou à disposição para tirar qual dúvida no whatsapp (41)991084243.
Grande abraço,
Psicólogo do Esporte Paulo Penha
Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho
Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.
Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).
Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.
Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha
Fone: 41- 991084243
e-mail: paulopenha@psiccom.com
Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876