(Paulo Penha) @psicologodoesporte.paulopenha
O aluno esportista precisa aprender a ser feliz na escola, descobrir o prazer de aprender e de fazer as suas atividades bem feitas, aprender que é permitido errar e que o erro nos faz crescer. Não ter medo de descobrir, assumir e desenvolver a própria potencialidade. (BOMTEMPO).
É necessário que a escola e o professor deixem de ser apenas transmissores de conteúdos para voltar-se à formação do sujeito no seu sentido mais amplo. Entretanto, para que isso aconteça, o professor deve acima de tudo estar atento para auxiliar seu aluno nesse processo, trabalhando no sentido de criar um ambiente agradável e livre de tensões na escola.
O aluno que não se sente acolhido pelo professor tende a desenvolver antipatia por este e conseqüentemente não conseguirá lidar com as dificuldades porque não encontra apoio. Diante disto muitos alunos esportistas desistem no meio do caminho. O professor deve estar atento às potencialidades de seus alunos, e quando observá-las, explorá-las e estimulá-las.
É aí que começamos a observar como a presença do professor não é só importante como imaginávamos, mas sim, essencial na vida de seus alunos. O professor não ensina só o que ele pensa ensinar, e o aluno não vivencia apenas a aula com a técnica e os modos de operar o conhecimento sistematizado, mas internaliza sentimentos, normas e valores que se ligam às palavras que emergem dos ditos na interação entre professor e aluno.
Os métodos de ensino são as formas organizacionais das atividades entre professores e alunos, e para o sucesso do método é necessário que o professor compreenda o contexto social, individual e intelectual dos seus alunos. Cabe ao professor saber lidar com situações adversas, buscando condições favoráveis à prática educacional.
Com isso fica a mensagem para os professores e técnicos que estão lendo este texto, estejam atentos aos seus alunos em seus mínimos detalhes, pois essa atenção diferenciada poderá auxiliar na construção de um atleta profissional.
Grande abraço a todos!!!
Estou à disposição para tirar qual dúvida no whatsapp (41)991084243.
Psicólogo do Esporte Paulo Penha
Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho
Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.
Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).
Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.
Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha
Fone: 41- 991084243
e-mail: paulopenha@psiccom.com
Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876