No trabalho multidisciplinar no esporte, destaca-se a importância e a conexão entra as áreas. Muitas vezes o atleta questiona sobre outras áreas além da Psicologia, há, por exemplo, várias perguntas sobre a alimentação e um programa nutricional, nesse caso, deve-se encaminhar para um nutricionista. Quando um atleta começa a ter queixas de dores no pós-treino, é necessário orientar a ir a um ortopedista e/ou fisioterapeuta, por exemplo.
É necessário que os profissionais também entendam os seus limites. O profissional de uma área, independente da área que for, deve se perguntar: será que estou conseguindo dar respostas aos meus atletas? Será que esse conhecimento está dentro de minha alçada? Será que não estou me responsabilizando por coisa demais?
O ideal é existir a “conexão”, cada profissional dentro do seu campo de atuação profissional, porém com interação com os profissionais das outras áreas, tudo isso para o benefício e rendimento do atleta.
O Psicólogo pode ter uma noção da importância do nutricionista, mais ele não entende da Nutrição, o Psicólogo precisará encaminhar para o nutricionista. A mesma coisa sobre um coach, o coach sabe que se precisa do Psicólogo pra fazer um treinamento mental eficaz que traga resultados duradouros, vai ter que encaminhar para um Psicólogo.
Os atletas e todos envolvidos devem entender o que diz respeito à área especifica do profissional que busca. Deve-se perguntar: qual profissional eu preciso? Qual é o meu objetivo?
Uma equipe esportiva, uma comissão técnica, os atletas, pais e principalmente os profissionais da área da saúde esportiva, precisam realmente se comunicar, ajudar e entender como funciona cada área, e ir gerenciando, administrando corretamente sua própria área. Meus colegas sabem o quanto eu encaminho meus atletas, e por quê? Porque trabalho multidisciplinar feito de forma eficaz levará o atleta de uma maneira mais rápida e eficiente a atingir seus objetivos.
Espero que esses apontamentos possam auxiliar a todos!!!
Um Grande abraço.
Paulo Penha.
@psicologodoesporte.paulopenha
Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.
Profº MSc. Psicólogo Paulo Penha de Souza Filho
Paulo Penha de Souza Filho é formado como Psicólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Psicologia do Esporte e Especialista em Psicopedagogia.
Gerente de Saúde Esportiva na Psiccom Saúde Integral (PSICCOM), onde também atende clinicamente. Professor em cursos de pós-graduação e Palestrante. Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE). Membro Diretor da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP).
Trabalha em clubes, academias, e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.
Instagram: @psicologodoesporte.paulopenha
Fone: 41- 991084243
e-mail: paulopenha@psiccom.com
Currículo Lattes: Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6354183003893876